Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

O que você sabe de gerenciadores de dispositivos Android?

Veja como a utilização de gerenciadores de dispositivos Android protege os dados em caso de perda do aparelho

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

11/03/2022 18h27min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

O que você faria se perdesse seu dispositivo Android? Muitos se desesperam em momentos como esse, já que estranhos podem ter acesso ao aparelho e aos dados salvos nele, mas saiba que com o uso de gerenciadores de dispositivos Android é possível bloquear e até mesmo limpar o celular remotamente, se necessário, até que o aparelho seja localizado.

Na prática, o gerenciador de dispositivos Android, ou Android Device Manager, oferece uma funcionalidade que permite localizar o dispositivo perdido. Para isso, basta que exista uma conta Google atrelada ao smartphone.

Após localizar o aparelho por meio do gerenciador, é possível fazer que o dispositivo emita um som, mesmo quando estiver em modo silencioso, além de deletar todas as informações remotamente.

Veja abaixo como essas e outras funções podem ser executadas.

Gerenciadores de dispositivos Android: “Encontre Meu Dispositivo”

O Encontre Meu Dispositivo pode ser considerado o aplicativo oficial do sistema Android. Entre suas inúmeras funcionalidades, ele permite que o usuário encontre o aparelho em um mapa que sinaliza a localização precisa e permite visualizá-la em tempo real onde o dispositivo está.

(Fonte: Google/Reprodução)
(Fonte: Google/Reprodução)
(Fonte: Google/Reprodução)
(Fonte: Google/Reprodução)

Facilidade de utilização

A partir da configuração da conta Google, todo o restante é realizado pelo aplicativo de maneira automática, basta acessar a plataforma a partir de outro dispositivo para localizar aquele que está perdido, se estiver vinculado à conta.

Dados de localização salvos

Caso aconteça algo com o aparelho e não seja possível visualizar os dados atuais de localização, o app dá acesso aos dados mais recentes que indicam onde o dispositivo esteve, enquanto ainda era possível rastreá-lo.

Apagar os dados remotamente

Essa acaba sendo uma medida mais drástica, mas que pode ser necessária quando o aparelho não é encontrado. Com o gerenciador de dispositivos, é possível apagar todos os dados do aparelho, mesmo sem ter acesso a ele, para impedir que pessoas mal-intencionadas tenham acesso aos dados.